Uma metáfora, um clichê…

Poucas gotas cismavam em não desabar de vez daquele céu que era ensolarado a oeste, nublado a leste. Monótonos são os passos, não a vista. A paisagem se encarrega das surpresas, que tantas vezes são a única fonte de ânimo para os próximos 10m.

E era uma subida.

Dessa vez, eu torcia pela chuva que não veio. Mas, contrariando minhas rimas saudosas de infância, lá estava um arco-íris. Bem no lado nebuloso do céu. De repente, cores explodiram na minha mente. Uma confusão sinestésica de dar inveja a Albert Hofmann. A música nos meus fones ganhou outra conotação. Eu só tinha um pensamento: preciso alcançar aquele arco-íris.

Colocar isso no papel faz parecer tolo, acabei de perceber. Mas, na hora, foi impossível afastar a sensação. Olhei o frequencímetro – estável, então vambora. A respiração ainda ofegante, mas o objetivo estava traçado.

Terminei meu aclive e me preparei para mais 3km antes de descalçar os tênis. Na descida, organizei melhor a cachola. Chegar até um arco-íris, mas que ideia… Aproveitei o vento e ergui os braços, soltei o pescoço e me permiti um sorriso por aquela constatação.

Quem vinha na contramão entendeu nada. Toda suada, ofegante, vermelha… E ainda assim, eu teimava em sorrir. Alguns chamam de serotonina. Pode ser. No entanto, foi a certeza de que eu havia chegado a uma conclusão óbvia e perfeita que me fez esquecer as dores e o cansaço.

Gosto de me sentir criança, de cultivar uma certa inocência ao meu redor. Dessa vez, foi sem querer. Essa noção maluca de que, se eu continuar sempre com a intenção de alcançar o arco-íris, nunca vou parar. Serviu-me como uma luva.

Um clichê também tem sua beleza… É só olhar com olhos certos.

Deixe um comentário

Arquivado em corrida, rotina

Deixe um comentário

